Que é fundamental lavar as frutas e verduras antes de consumi-las, isso você já sabe. O motivo é simples: Devido o cultivo dos hortifrutis serem em locais abertos (pelo menos na maioria das vezes), os alimentos podem receber a visita de alguns insetos indesejados, resquícios de pesticidas ou agrotóxicos utilizados para afastar devidas pragas. Isso porque nem falei ainda do trajeto desses alimentos até a sua cozinha.
O transporte e o local onde ficam expostos as frutas e verduras e até mesmo nossas mãos podem ser focos de contaminação para esses alimentos. Se você apenas os limpa em água corrente, talvez isso não seja suficiente.
Existem várias formas indicadas para higienizar frutas, verduras e legumes. Algumas delas indicam deixar os produtos de molho com água sanitária, bicarbonato de sódio ou vinagre. Mas qual seria a melhor estratégia?
Hoje vou te ensinar como higienizar as frutas e verduras corretamente de forma simples e eficaz! Continue a leitura!
Por que higienizar as frutas e verduras
Você sabia que, atualmente, o Brasil é um dos países que mais utilizam agrotóxicos na produção agrícola? Além disso, é o sexto país no ranking mundial de importação de agrotóxicos para destinação nas lavouras.
Ainda, há produtos banidos da Europa e até da China, que vêm sendo usados indiscriminadamente no país, em especial nos produtos destinados ao mercado interno, visto existir barreiras aos produtos contaminados pelos produtos no mercado internacional.
Bom, só com essa informação, já seria o suficiente para te convencer que comer aquela maçã vermelha e brilhante sem lavá-la corretamente pode ser prejudicial, né?
Os agrotóxicos, quando ingeridos em grande quantidade podem causar cansaço, irritação na pele, alergias e intoxicação. Em longo prazo o seu consumo pode trazer consequências mais graves. Inclusive isso virou pauta para estudos que apontam uma relação entre os agrotóxicos e vários tipos de cânceres.
Ainda, o cuidado com as bactérias nos hortifrutis não pode ser esquecido, visto que estão presentes tanto nas frutas quanto nas hortaliças.
Devido ao seu cultivo em lugares abertos, podemos nos deparar com uma quantidade significativa de bactérias (entre elas os coliformes fecais e salmonelas) e larvas de insetos causadoras de infecções intestinais e verminoses.
Segundo a ANVISA, “Uma lavagem dos alimentos em água corrente só poderia remover parte dos resíduos de agrotóxicos presentes na superfície dos mesmos. Os agrotóxicos sistêmicos e uma parte dos de contato, por terem sido absorvidos por tecidos internos da planta, caso ainda não tenham sido degradados pelo próprio metabolismo do vegetal, permanecerão nos alimentos mesmo que esses sejam lavados. Neste caso, uma vez contaminados com resíduos de agrotóxicos, estes alimentos levarão o consumidor a ingerir (esses) resíduos.”
Veja abaixo a maneira correta de higienizar corretamente os hortifrutis!
Como higienizar corretamente as frutas e verduras
Embora muita gente ache que a primeira coisa a se fazer após chegar das compras é lavar imediatamente os alimentos, está errado. Sigam os passos a seguir:
1º: Devemos colocar os alimentos na geladeira e resfriá-los por 3 horas, dessa forma evitamos o erro de “empurrar” o agrotóxico para dentro do alimento.
2º:. Após o alimento resfriado, retirá-lo da embalagem e lavar individualmente cada um em água corrente.
3º: Prepare a seguinte solução:
2 litros de água, 1 colher de sopa cheia de água sanitária, 1 colher bem cheia de bicarbonato de sódio e misture. Após o bicarbonato dissolver, coloque o alimento dentro da água e deixe-o de molho por 15 minutos.
4º: Após os 15 minutos de molho, lave novamente o alimento em água corrente.
5º: Coloque em uma vasilha 2 litros de água e esprema um limão. Deixe-o espremido dentro da vasilha com água, usando o seu sumo. Adicione mais duas colheres de sopa de vinagre de maçã e coloque novamente o alimento na solução e deixe-o lá por mais 15 minutos.
6º: Remova toda a água. Nesta etapa não precisa lavar o alimento em água corrente, apenas deixe-o secar e guarde separadamente em um saco plástico bem limpinho, evitando a entrada de ar, pois esse contato com o oxigênio faz o alimento estragar com mais facilidade.
Uma dica é: lembre-se sempre de armazenar as frutas com frutas, legumes com legumes, verduras com verduras e raízes com raízes, e sempre faça a higienização uma vez na semana para ir consumindo aos poucos.
Prontinho, agora tudo está limpo para o consumo.
Nutricionista clínica em Vitória
Uma nutricionista clínica é responsável por ajudar os pacientes a manterem uma boa saúde e ter um corpo resistente a doenças, e isso se dá por meio de uma alimentação adequada e com todos os nutrientes necessários.
Vamos agendar uma consulta? Só clicar aqui e entrar em contato.