GANHO DE MASSA MUSCULAR
Como um nutricionista esportivo pode ajudar no ganho de massa muscular em Vitória – ES?
Ter um corpo musculoso e definido é mais do que, simplesmente, estética. O hábito da pratica regular de exercícios físicos promove o bem-estar e a saúde, impactando de maneira positiva na qualidade de vida daqueles que o praticam.
Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, comer 100 ovos por dia, uma granja de frangos e se matar ao puxar 50kg de barra de ferro na academia, não resulta no ganho de massa muscular de forma saudável, pelo contrário, dessa forma resultará em uma distensão do músculo ou coisa pior!
A hipertrofia muscular é responsável pelo aumento do tamanho das células no tecido muscular, e é um grande desafio, pois dependendo do caso é mais difícil do que emagrecer. Porém, como tudo na vida, é necessário saber onde se deseja chegar, ter foco e dedicação. Com o auxílio de um nutricionista esportivo, é possível ter um acompanhamento personalizado e uma dieta que trará um resultado melhor ao praticar algum exercício físico, bem como, mais energia e vigor para as atividades do dia-a-dia. Então, não desanime.
Mas afinal, o que faz um nutricionista esportivo?
É dever do nutricionista esportivo avaliar as condições nutricionais do corpo humano, e partir do diagnóstico, apresentar uma dieta que atenda às necessidades do paciente. Sendo assim, é função do profissional orientá-lo, de forma a obter um melhor rendimento esportivo, através do desenvolvimento de um plano alimentar. É necessário que o nutricionista esportivo tenha o conhecimento da fisiologia, como a bioquímica do exercício e as questões nutricionais de cada atividade.
Benefícios procurar um nutricionista esportivo para auxiliar no ganho de massa muscular
Como já sabemos, as orientações necessárias partem do nutricionista esportivo para se obter um melhor rendimento físico nas atividades, e conhece-las é essencial para prescrever qual a dieta mais adequada.
Normalmente aplica-se o termo “atividade física” para qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo que resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso, por exemplo, podemos classificar como uma atividade física uma pequena caminhada até o ponto de ônibus ou até a padaria, aquela caminhada que fazemos para nos deslocar de um local para outro.
Já o exercício físico é um tipo de atividade que consiste em movimentos corporais programados, estruturados e sistematicamente repetitivos que têm como objetivo melhorar o condicionamento físico, por exemplo, caminhar, dançar, correr, escalar, lutar, treinar e etc.
Veja a seguir alguns benefícios de procurar um nutricionista esportivo para auxiliar no ganho de massa muscular.
1. Supervisiona a atividade física
A nutricionista monitora a alimentação e o exercício, a fim de avaliar se este ou aquele irá ajudar a atingir o objetivo desejado, seja, diminuição de peso, de porcentagem de gordura ou aumento da massa muscular. O nutricionista esportivo avalia também o uso de suplementos, o ajuste de carboidratos e proteínas para que tudo esteja em equilíbrio com o exercício praticado.
2. Avalia a composição corporal
O valor de IMC (índices de massa corpórea) permite conhecer a composição do corpo, ou seja, a massa muscular, a gordura corporal e etc., porém, alguns indicadores não podem ser identificados, porque este não difere na composição do peso. Por exemplo, o IMC pode informar que uma pessoa esteja acima ou abaixo do peso, porém não indica o motivo. Para aqueles que praticam esportes, o aumento de peso pode ser devido ao ganho de massa muscular. Por isso, fica a cargo do nutricionista esportivo fazer as avaliações corretas da composição corporal dos praticantes de atividade física, seja ele amador ou profissional, a fim de continuar proporcionando o melhor desempenho nos exercícios físicos.
3. Organiza e define uma dieta especifica para cada atividade
Se engana quem acha que a alimentação não influencia nos treinamentos e exercícios físicos. Pior ainda, que apenas atletas devem ter o acompanhamento de um nutricionista esportivo. A alimentação é fundamental para a composição e equilíbrio dos nutrientes do organismo e, consequentemente, no alcance do objetivo.
O nutricionista esportivo conhece a dieta ideal para cada tipo de atividade, e tem a responsabilidade de ajudar a repor os gastos de energia no tempo apropriado, proporcionando a quantidade de nutrientes necessários para o corpo no tempo certo.
4. Cria e aplica planejamentos de hidratação
A hidratação correta é umas das mais importantes ações durante os treinos. Ela tem um efeito positivo, direto e fundamental no rendimento dos praticantes de atividade física durante os treinos. O nutricionista esportivo tem a função de organizar essa hidratação levando em consideração o ritmo individual de cada um, pois o metabolismo trabalha de maneira distinta de pessoa para pessoa. Dessa forma, o profissional avalia os tipos de bebidas disponíveis na hora de definir qual a melhor opção de hidratação.