Alguns estudos mostram a conexão entre as nossas emoções e as reações que isso pode causar no nosso corpo. Por isso, alguns estudos chamam o nosso intestino de o “segundo cérebro, e não é para menos. Devido a importância da saúde intestinal, preparei algumas dicas de como você pode observar como o seu intestino está, usando uma exemplo bem conhecido como a Escala de Briston. Essa escala mostrará alguns exemplos de como você pode checar a sua saúde intestinal através das fezes, além facilitar o conteúdo das informações com o seu nutricionista.
Por que o intestino é chamado de o “segundo cérebro”?
Você já ouviu falar que o nosso intestino é o “segundo cérebro” no corpo humano? Estudos mostram que há uma grande conexão entre o nosso sistema digestivo e as nossas emoções, e devido a essa complexa relação, estudos sobre a saúde intestinal tem atraído o interesse de cientistas e sido alvo de novas pesquisas no mundo acadêmico e hospitalar.
O Sistema Nervoso Entérico (SNE) é formado por 9 metros de comprimento e revestido por uma série de camadas de células nervosas, que são localizadas na parede do tubo intestinal. Este abriga cerca de 500 milhões de neurônios e mais de 30 neurotransmissores, e por essa razão, dentro do sistema digestivo humano existe o que alguns pesquisadores denominam como sendo nosso “segundo cérebro”.
Dentro desse sistema digestivo se processam cerca de 50% de toda a dopamina e 90% da serotonina presentes no nosso organismo, sendo esses neurotransmissores responsáveis pelo nosso prazer e bem-estar, respectivamente. O desequilíbrio nos níveis de dopamina podem causar compulsão, alucinação e delírio. Já quanto a falta de serotonina, sua escassez está ligada a baixa autoestima e depressão, e o seu excesso resulta em ansiedade.
Devido aos neurotransmissores acima citados, um estudo de uma das áreas da Psicologia, a Psicossomática, que é uma ciência que estuda especialidades da medicina e da psicologia, interpreta que um dos principais problemas de intestino é causado pelas nossas emoções diante de alguns acontecimentos, sejam eles agradáveis ou desagradáveis.
Por exemplo, se você deixa o seu carro estacionado para ir trabalhar e quando volta, o encontra arranhado ou batido, qual será a sua reação? É neste momento que, se a sua saúde intestinal não estiver saudável, as suas emoções poderão causar efeitos colaterais no seu sistema gastrointestinal, trazendo algumas reações desagradáveis para o corpo.
Claro que isso não se restringe apenas aos acontecimentos que podem gerar uma carga enorme de estresse. O contrário também pode acontecer, como dito acima. Ao receber uma notícia muito boa, ou estar em um momento de extrema alegria, o seu corpo também sentirá os efeitos dessas emoções, porém, de maneira positiva.
Sendo assim, todas essas informações sugerem que levar uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada, é tão importante quanto aprimorar as habilidades de administrar adequadamente situações de estresse e de expressão das emoções.
Então, se você busca por uma vida de qualidade e longevidade, preste muita atenção na sua saúde intestinal e fique ligado nas dicas ainda nesta página!
O tipo de fezes indica como está a sua saúde intestinal
Você sabia que o excremento pode dizer como está a sua saúde intestinal? Desde a frequência da evacuação, o formato, a cor e o odor das fezes, essas informações dão indícios de como anda a saúde do seu intestino. Para isso, o Dr. Ken Heaton desenvolveu um estudo na Universidade de Bristol, em 1997 no Reino Unido, conhecida internacionalmente como a Escala de Bristol.
A Escala Brisol tem o o objetivo de identificar e classificar, em sete categorias os tipos de fezes, facilitando o conhecimento de doenças ou problemas digestivos/intestinais, e sem dúvidas, ajudar também na comunicação entre você e a sua nutricionista ou médico.
Tipos de fezes segundo a Escala Bristol
Segundo a escala Bristol, a consistência das suas fezes pode fornecer informações importantes sobre a sua saúde intestinal. Veja na imagem abaixo.
- Tipo 1 – É aquela que boia, indicando que a sua alimentação está escassa de fibras e água. A dica é que você aumente a ingestão de água, sucos, chás, frutas com cascas e bagaços, verduras, linhaça, granola, aveia e cereais integrais. Evite carne vermelha, farinha branca, açúcar e laticínios.
- Tipo 2 – Este tipo de fezes indica a permanência das fezes por um maior tempo que o habitual no cólon, além de mostrar também a deficiência em relação a água e fibras. Assim como no Tipo 1, você deve aumentar a ingestão de líquidos, frutas com casca, legumes e verduras, além dos cereais integrais.
- Tipo 3 – Você está indo bem! Mas ainda precisa aumentar a ingestão de líquidos e água, pois o bolo fecal continua um pouco seco.
- Tipo 4 – Parabéns! Seu trânsito intestinal está ótimo. As fezes passam com facilidade e não causam desconforto!
- Tipo 5 – Indica que o seu bolo fecal está se movendo mais rápido que o normal. Isso pode levar a carência de nutrientes e a desidratação. Aumente a quantidade de fibras solúveis provenientes dos legumes cozidos, grãos, aveia, cevada e frutas. O uso de probióticos pode auxiliar na regularização do seu intestino, mas deve ser feito com a prescrição de um nutricionista.
- Tipo 6 – Indicador de trânsito intestinal muito rápido. Isso significa que a água foi mal reabsorvida e também pode causar carência de nutrientes e levar a desidratação. Além do mais, pode ser um sinal de intolerância alimentares e/ou desequilíbrio na flora bacteriana intestinal. Um acompanhamento nutricional com a utilização de probióticos pode ser uma solução e trazer benefícios, no entanto, exames devem ser realizados para descartar qualquer patologia, como alergias ou intolerância alimentar.
- Tipo 7 – Provavelmente é o resultado de uma infecção. Você deve procurar um médico para ter um diagnóstico. Tenha uma alimentação leve, sem gorduras, frituras, açúcares e laticínios. Busque sempre consumir alimentos cozidos, caldos, sopas, líquidos e água para hidratar.
Nutricionista em Vitória
Conheça mais sobre quais alimentos e os nutrientes são mais recomendados para você. Com a consulta e um acompanhamento, a nutricionista Hevilin Assis poderá te auxiliar em qual a melhor maneira de tratar qualquer tipo de dano no seu organismo.
Adquira mais qualidade de vida, longevidade saudável, tratamento para emagrecimento e performance esportiva.