Você está no peso ideal? Só olhar no espelho não responde esta pergunta. Saber o seu índice de massa corporal vai além da estética, é um indicador de saúde. Através do resultado do cálculo IMC, mesmo com suas limitações, é possível obter uma indicação, com um bom grau de acuidade, se está abaixo do peso ideal, com sobrepeso, ou abaixo do peso.
O que é IMC
A sigla IMC significa Índice de Massa Corporal. O IMC é uma técnica criada pelo cientista Lambert Adolphe Jacques Quételet no fim do século XIX, e tem como objetivo verificar o estado nutricional de uma pessoa e observar se ela está no seu peso ideal, ou seja, dentro dos padrões de normalidade com relação ao seu peso e estatura. Vale lembrar que o IMC é apenas um indicador utilizado para avaliar a quantidade de massa corporal, e não determina de forma inequívoca se uma pessoa está acima ou abaixo do peso.
Embora o IMC seja usado como uma medida de avaliação de peso ideal, é importante frisar que outros fatores podem influenciar no resultado de uma pessoa, pois a técnica possui algumas limitações, como, não avaliar se o peso está relacionado com o tecido muscular ou tecido adiposo. Isso significa que, uma pessoa com uma grande quantidade de massa muscular pode ser considerada obesa, quando analisada apenas a proporção entre o peso e a altura.
Calculo do IMC
O cálculo do IMC é bem simples, basta multiplicar a sua altura por ela mesma e dividir o seu peso pelo resultado da última conta. Se dá pela seguinte formula: IMC = peso / (altura)².
Por exemplo, se uma pessoa com 1,83m de altura pesa 89 kg fará o seguinte cálculo:
- Multiplica a altura por ela mesma, ou seja: 1,83 x 1,83 = 3,35
- Depois divide o peso pelo quadrado da altura: 89 / 3,35 = 26,57
Este é o resultado do IMC dessa pessoa: 26,57.
Tabela IMC
Confira agora a tabela e resultados IMC, segundo o sistema da Organização Mundial de Saúde:
IMC | Condição |
Abaixo de 18,5 | Abaixo do peso |
Entre 18,5 e 25 | Peso normal |
Entre 25 e 30 | Sobrepeso |
Entre 30 e 35 | Grau 1 de obesidade |
Entre 35 e 40 | Grau 2 de obesidade |
Mais do que 40 | Grau 3 de obesidade |
Riscos do sobrepeso
O sobrepeso é uma condição em que a pessoa pesa mais do que é considerado adequado para aquela altura, idade e sexo. Cada vez mais a obesidade tem se mostrado uma doença grave e de genética complexa, que, associada às suas comorbidades, ou seja, a existência de duas ou mais doenças em simultâneo na mesma pessoa, acompanha uma alta taxa de mortalidade, principalmente por doenças cardiovasculares.
A obesidade é a forma mais comum de má nutrição, isso é, maus hábitos alimentares que aumentam os riscos do sobrepeso, contribuindo diretamente para o surgimento de diversas comorbidades, como, diabetes tipo 2, dislipidemia, hipertensão, o ácido úrico aumenta, entre outras. Todos estes são os riscos do sobrepeso decorrentes do excesso de peso corporal.
O tratamento para o sobrepeso depende de cada causa. Contudo, manter hábitos alimentares saudáveis e praticar atividades físicas são bons aliados contra o excesso de peso.
Uma consulta com nutricionista pode ajudar a melhorar a alimentação do dia-a-dia, e com uma reeducação alimentar, é possível chegar no peso ideal e começar a viver uma vida mais saudável, com disposição e saúde. Entre em contato com um [link] nutricionista em Vitória [/link] hoje mesmo.
Riscos de estar abaixo do peso
Estar abaixo do peso não é sinônimo de despreocupação, pelo contrário. Uma pessoa nestas condições pode estar com alguma doença que pode estar causando o emagrecimento ou a nutrição do organismo não está boa o suficiente. Normalmente a desnutrição ocorre por deficiências de nutrientes, como, vitaminas, sais minerais, proteínas e gorduras.
A desnutrição leva a uma série de alterações na composição corporal e no funcionamento normal do organismo. Quanto mais grave for o caso, maiores e também mais graves serão as repercussões orgânicas. As principais alterações são:
- Grande perda muscular e dos depósitos de gordura, provocando debilidade física;
- Alterações psíquicas e psicológicas;
- Alterações de cabelo e de pele: o cabelo perde a cor (fica mais claro), a pele descasca e fica enrugada;
- Alterações sangüíneas, provocando, dentre elas, a anemia;
- Alterações no sistema nervoso: estímulos nervosos prejudicados, número de neurônios diminuídos, depressão, apatia;
- Alterações nos demais órgãos e sistemas respiratório, imunológico, renal, cardíaco, hepático, intestinal etc.;
- Vertigem;
- Perda de apetite.
Para chegar no peso ideal de forma saudável, não se deve comer apenas alimentos muito calóricos e sim, dar preferência aos alimentos com uma boa quantidade calórica, MAS RICOS em nutrientes benéficos. O ideal é ingerir pouca quantidade de gordura saturada, ou seja, de origem animal e gordura trans, os famosos industrializados.
Agende uma consulta com a nutricionista em Vitória – Hevilin Assis para ter um acompanhamento diferenciado e um cardápio elaborado para organizar ou reorganizar a sua alimentação. Além de apontar quais alimentos devem fazer parte da sua rotina e estar no seu prato, a especialista avalia de perto e indica qual é a melhor atividade física para seu corpo.